À medida que o seu site cresce, é natural buscar ferramentas mais avançadas e mais dados para tomar decisões de monetização. Para muitos clientes, o Google AdSense cobre bem essas necessidades, mas para sites maiores, a ferramenta de entrada do Google não oferece várias funcionalidades essenciais.
O Google Ad Manager é a plataforma adequada para publishers médios e grandes que desejam gerenciar campanhas publicitárias com precisão e escalabilidade. Combinando ferramentas de gestão de inventário, monetização e análise de dados, o GAM, como é conhecido no mercado, permite otimizar resultados tanto para negócios locais quanto para estratégias globais. Neste artigo, exploramos cinco vantagens do Google Ad Manager, e como você pode aproveitá-las para maximizar a monetização e performance do seu site.
Inserção Direta de Campanhas
Se você tem uma forte equipe de vendas ou está desenvolvendo uma do zero, sabe a importância de ter um bom controle da inserção das publicidades. Em ad servers antigos, as inserções são complexas e integrações mais complicadas ainda. Se você só usa AdSense, sabe que essa ferramenta não permite a inserção de campanhas diretas, com muitos publishers tendo que inserir as campanhas diretamente nos códigos do site.
A principal diferenciação do Google Ad Manager é a inserção direta de campanhas, permitindo o ajuste de prioridades, definição de critérios de exibição e segmentação, e garantir que campanhas premium tenham destaque. Por exemplo, um publisher de notícias pode priorizar anúncios de parceiros estratégicos durante eventos sazonais, aumentando o valor por impressão. Essa autonomia reduz custos operacionais e amplia a margem de lucro.
Relatórios Avançados
Para análises mais profundas, os dados entregues por plataformas como o AdSense são muito superficiais. Por ser a ferramenta avançada de monetização do Google, o GAM oferece relatórios personalizáveis, integrando métricas como CTR (Taxa de Cliques), viewability, receita por sessão, e dados avançados do leilão.
É possível cruzar os dados com ferramentas como Google Analytics para identificar padrões de audiência, e até exportar os dados para o Looker Studio, para criação de dashboards customizados com atualização automática.
Regras de Preços
A definição de regras de preço para o seu inventário só é possível ao utilizar o Google Ad Manager. Essas regras são essenciais para evitar bids de baixo valor entrando no inventário com anúncios indesejados, e também para definir preços mínimos para anunciantes entrarem em certos espaços e certos contextos do seu site.
As regras de preço do Ad Manager são flexíveis e oferecem três opções de customização. Você pode configurar um preço mínimo, onde nenhuma oferta abaixo do valor setado é aceita. Existe também o Target CPM, onde você define o preço médio de CPM que deve ser atingido. E por fim, existe a opção de entregar a estratégia de precificação nas mãos da inteligência artificial do Google.
Monetização de Vídeo
A monetização de vídeo é uma das funcionalidades mais poderosas, já que a monetização de inventários de vídeo no AdSense não é mais permitida. Grupos de comunicação com redes de televisão, por exemplo, podem exibir anúncios pré-roll e mid-roll de forma não intrusiva, gerando receita contínua, nos players embedados em seus sites. A segmentação por público-alvo ainda aumenta a relevância dos anúncios, elevando a satisfação do usuário e a taxa de conversão.
A monetização de vídeo ainda conta com ferramentas avançadas como Server Side Insertion, análise de breakpoints e comerciais, e criação de regras avançadas de inserção de publicidades.
Demanda Adicional com Ad Exchange e Open Bidding
O acesso à rede do Google Ad Exchange e ao Open Bidding conecta publishers a milhares de anunciantes globais, que não são acessíveis de outras maneiras. Isso cria competição em tempo real por espaços publicitários, impulsionando os lances e a receita.
O acesso ao Google Ad Exchange é restrito para usuários do Google Ad Manager, seja através de um parceiro autorizado pela Google (GCPP) ou de uma conta própria, contratada diretamente com a Google. A demanda de Open Bidding simplifica a antiga integração de header bidding, que era tecnicamente complexa e de difícil manutenção.
As vantagens do Google Ad Manager reforçam sua posição como ferramenta indispensável para publishers e anunciantes. Ao combinar automação, controle e acesso a mercados globais, a plataforma transforma desafios complexos em oportunidades escaláveis.
Se você tem interesse em trabalhar com o Google Ad Manager ou precisa de ajuda na configuração, conte com a ajuda da Adzep. Somos GCPP, especialistas em publicidade digital, e estamos prontos para oferecer uma consultoria personalizada para sua integração de Google Ad Manager.



